Pular para o conteúdo principal

Artes - 6° ano, 7° ano, 8°ano e 9° ano.


6° Ano
Cultura e Movimento Hip-Hop = Representatividade – Minissaia Crew
O hip-hop é bem mais conhecido como apenas um tipo de música ou dança, para muitos, o hip-hop é considerado um estilo de vida, uma cultura diferenciada das demais por isso o alto impacto do Hip - Hop na sociedade.
A cultura hip-hop oferece uma grande  variedade de opções e ensinamentos. Através do hip-hop é conscientizar, educar, humanizar, promover, divertir e instruir as demais pessoas.
Um dos principais objetivos da cultura hip- hop traz para a sociedade é, reivindicar direitos e respeito de todos, principalmente entre relações sociais

Acessar o link abaixo para assistir ao vídeo.

Street Dance é um rótulo que os americanos criaram para identificar os estilos de dança que surgiram nos guetos e centros urbanos. Muito pensam que Street Dance é um único estilo de dança, mas na verdade é apenas um termo que engloba vários estilos de dança. Apesar de Street em português significar "rua", para os americanos ela não tem exatamente essa conotação, porque, neste caso, Street Dance significa "Dança Urbana do Povo" que não veio do meio acadêmico. Não quer dizer exatamente que ela foi inventada ou dançada nas Ruas. Entre os estilos de dança urbana, apenas o B. Boying foi criado exatamente nas ruas, durante as Block Partys (festas de rua), que deram origem à Cultura Hip Hop. 


Será que em nossa cidade existe algum tipo de organização do movimento hip-hop?  Vamos pesquisar, se houver vamos convidar algum membro para ir à nossa escola.
Quem conhecer alguém  que faça parte do movimento hip-hop, por favor me avise!!

Flashmob

Assistir o RA da página 379.
Realizar a atividade da folha em anexo. (A origem do flashmob, sua história como surgiu, local que é encontrado).


   7° Ano
Cenários virtuais
Novo portal Edukative EAD - DESIGN GRÁFICO - Cenários virtuais e ...
 Muito usado em programas de televisão, em grandes produtoras de filmes, os cenários  são perfeitos para criar as mais lindas imagens

  Realizar as atividades 1 e 2 da página 388.
A atividade da página 389, faremos em sala de aula.

 Elementos cênicos e de composição, página 390. e 391.
Os teatros estão cada vez mais modernos, passando a usar os cenários realistas.

Cenários realistas: decoração de festa de 15 anos

Tecnologia só é coisa de computador? página 391


Fazer a atividade da pg 392 (criar uma história com  um periaktoi). Trabalho avaliativo.
O trabalho poderá ser em dupla ( cada um na sua casa contato pelo zap ...um poderá elaborar a história e o outro confeccionar o peiaktoi, e deveram apresentar a história mais o cenário) 
O trabalho deverá ser entregue na volta às aulas.

O cenógrafo. Página 392.

Ler as página 393 e 394. Personagens irreais ou virtuais? Mundo virtual.
Arte e tecnologia.


8° Ano

História da grafia musical. Página 372
Como as notas musicais foram descobertas e nomeadas ...


O Cantochão . Página 372

Grafia musical tradicional. Página 373

A atividade da página 374 será feita em sala de aula.

Pentagrama. Página 374 e 375

Grafia contemporânea. Páginas 376 e 377
Cathy Berberian cantando e mostrando uma partitura com símbolos e onomatopeias.
Homero Pascoal- Página 377




9° Ano
A origem do teatro. - ppt video online carregar
Arthur Azevedo
Reportagem 2015

Arthur Azevedo e o Teatro de Revista. Página 384.
O Teatro de Revista foi trazido para o Brasil no final do século XIX pelos imigrantes portugueses. Evidente que era um gênero teatral bastante distinto do que hoje chamamos de Teatro Musical, mas a plateia se sentia igualmente encantada pelo humor inteligente, crítica política, cenários exuberantes e uma boa música interpretada por atores que, muitas vezes, eram importados da Europa.

Realizar a atividade da página 384 e 385.
Os vaudevilles. Páginas 385 e 386

 O termo vaudeville designou a um tipo de espetáculo que consistia em atos variados, canções, sketches, números com animais adestrados, etc. Esse tipo de espetáculo foi muito popular na Europa e nos Estados Unidos, sobretudo por ter sido um entretenimento muito adequado ao gosto e ao padrão moral da pequena burguesia.


As Laranjas da Sabrina- Página 387
Um dos episódios mais interessantes que o Rio de Janeiro já presenciou e viveu foi, sem dúvida, o caso da As Laranjas da Sabina.

Faremos um debate avaliativo em sala de aula com as seguintes questões:
  • O teatro de Revista tinha menos valor que os demais estilos de teatro?
  • A crítica que o Teatro de Revista fazia à sociedade, por meio humor, era válida?
  • Algum segmento da sociedade brasileira poderia considerar o Teatro de Revista indecente ou fútil?Qual? Por quê?
Opereta. Páginas 389,390 e 391.
É um estilo de ópera leve. Leve em termos tanto na sua substância musical como no conteúdo do assunto. É mais próxima, em estilo, com a ópera e a outras formas do teatro musical mais leve, e em muitos casos é difícil definir uma obra de teatro musical a um gênero específico. A opereta é também proporcionalmente mais recitativa do que uma ópera séria.
Realizar as atividades página 391.














Comentários