Data: 02/04/2020
QUERIDOS (AS) ALUNOS
(AS) SEGUE ABAIXO AS INFORMAÇÕES DE COMO PROCEDER COM AS ATIVIDADES DO BLOG.
OBSERVAÇÃO: TRAZER OS TRABALHOS REALIZADOS NO PRIMEIRO DIA DE AULA APÓS A O PRONUNCIAMENTO DA ESCOLA.
6º ANO
Assuntos Trabalhados:
ü Fazer a leitura
das páginas 306 e 307 e se necessário assistir novamente o vídeo “Lugar de lixo
é no lixo” e “Lixo e Reciclagem” para realizar a Atividade Avaliativa;
ü Atividade
Avaliativa “Reciclagem” – (NOTA);
§
Encaminhar a atividade avaliativa concluída por e-mail debora_cristina23@hotmail.com ou pelo WhatsApp (11)
99876-2487 até dia 09/04/2020
(quinta-feira).
CENTRO DE EDUCAÇÃOFUTURO
Atividade Avaliativa – Valor: 2,0 pts
|
Reciclagem
A reciclagem é o
processo de reaproveitamento do lixo descartado, dando origem a um novo produto
ou a uma nova matéria-prima com o objetivo de diminuir a produção de rejeitos e
o seu acúmulo na natureza, reduzindo o impacto ambiental. Pratica-se, então, um
conjunto de técnicas e procedimentos que vão desde a separação do lixo por
material até a sua transformação final em outro produto.
Apesar de não ser a única medida a ser realizada
para a diminuição do lixo produzido pela sociedade, a reciclagem possui um
importante papel, uma vez que, além de reduzir a quantidade de rejeitos, também
diminui a procura por novas matérias-primas.
Dessa forma, quanto mais se recicla, mais
se reaproveita e, consequentemente, menor é a necessidade de extrair novos
materiais da natureza.
Soma-se aos benefícios da
redução do lixo e desoneração dos recursos naturais o fato de o processo de
reciclagem ajudar a movimentar a economia, pois empresas especializadas nesse
processo passam a atuar, gerando, inclusive, mais emprego e renda. Um exemplo
também é a formação de cooperativas de reciclagem, como a dos catadores de
papel, que, embora trabalhem quase sempre em regime informal de trabalho,
conseguem adquirir uma renda para sustentar suas famílias.
Há alguns casos em que a reciclagem também
reduz o consumo de energia. O exemplo mais clássico nesse sentido é o alumínio, um material quase que
totalmente reciclável, pois a sua produção a partir da bauxita (recurso mineral
não renovável extraído do solo) demanda o consumo de uma grande quantidade de
energia elétrica em uma indústria de base. Dessa forma, em alguns casos, é mais
vantajoso economicamente o reaproveitamento das latas e outros produtos de
alumínio do que a produção de novos materiais.
O primeiro passo para a realização do
processo de reciclagem é a coleta seletiva, ou seja, a separação do
lixo por material, com o seu posterior destino para o reaproveitamento.
Geralmente, divide-se primeiramente o material reciclável do não reciclável e,
em seguida, separa-se o que é reciclável em metais, plástico, papel e vidro.
A coleta é uma importante forma de
promover a prática da reciclagem
Embora a reciclagem, como vimos, seja
muito importante, ela apresenta algumas limitações. A primeira delas é a de
que, mesmo que exista uma grande eficiência na sociedade para a realização
desse processo, ele não será o suficiente para diminuir em níveis aceitáveis a
produção de lixo. Esse problema eleva-se quando o consumismo é desenfreado e a
consequente geração de rejeitos é acentuada, sendo impossível para a reciclagem
absorver tudo isso. O mais importante, na verdade, é adotar a política
dos 3Rs ou, até mesmo, a política dos 5Rs, que
envolve repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar.
Outra das limitações da reciclagem envolve
os problemas ambientais por ela gerados, isto é, os danos causados pela má
utilização das técnicas e procedimentos envolvidos. Na reciclagem do papel, por
exemplo, gera-se um lodo ou lama proveniente de vários produtos químicos que
nem sempre é descartado da forma correta.
Por todos esses motivos, devemos sempre
incentivar a reciclagem, mas também precisamos entender que ela, sozinha, não
resolverá os problemas da sociedade e os impactos gerados sobre o meio ambiente.
Portanto, reduzir o consumo, optar por materiais mais duráveis e reaproveitar
ao máximo um determinado produto antes de descartá-lo são medidas que podem
ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas e também a conservação da
natureza.
1. O que é reciclagem?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. O que são os 5 Rs no
processo de reciclagem?
______________________________________________________________________________
3. Qual o primeiro passo para a
realização da reciclagem?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Na sua cidade tem coleta
seletiva? E como é o processo de coleta de lixo no município?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Coloque V para
verdadeiro e F para falso:
( ) a formação
de cooperativas de reciclagem, como a dos catadores de papel, conseguem
adquirir uma renda para sustentar suas famílias.
( ) O alumínio é um
material quase que totalmente reciclável.
( ) A
reciclagem possui um importante papel, uma vez que, além de reduzir a
quantidade de rejeitos, também diminui a procura por novas matérias-primas.
6. Observe o quadro sobre a
reciclagem.
A) Pinte os locais de depositos
de acordo com suas respectivas cores.
B) Dê um exemplo do que se pode
reciclar:
Papel:
________________________________
Plástico: ______________________________
Vidro:
________________________________
Metal: ________________________________
7. Encontro no caça palavras 7 nomes
de materiais que podem ser reciclados.
7º ANO
Assunto Trabalhado:
- Faça a
leitura da apostila nas páginas 301 à 316 e reveja suas anotações feitas
na aula anterior sobre o vídeo “Maquinas simples”, para realizar as:
ü Atividade da apostila
(páginas 317 e 318).
Encaminhar a atividade concluída por e-mail debora_cristina23@hotmail.com ou pelo WhatsApp (11) 99876-2487 até dia 09/04/2020 (quinta-feira).
8º ANO
Assuntos Trabalhados:
- Assista o vídeo: “Eficiência Energética”;
2. Assista o
vídeo: “Corrente Elétrica” (resumo de todas as fórmulas trabalhadas);
3. Faça a
leitura da apostila nas páginas 293 à 301 e realize:
ü Atividade
(páginas 302 à 304).
Encaminhar a atividade concluída por e-mail debora_cristina23@hotmail.com ou pelo WhatsApp (11) 99876-2487 até dia 09/04/2020 (quinta-feira).
9º ANO
CIÊNCIAS:
v
Capítulo I – Modelo Atômico:
- Assistir o Vídeo: “Resumo: Modelo Atômico – SAE DIGITAL”
§ Revisão de
fechamento do Capítulo I
QUÍMICA:
v
Capitulo III – Estados físicos da
matéria:
- Assistir o Vídeo “Mudança de estado da matéria” e “Ponto de Fusão e Ebulição”;
§ Faça um resumo
no caderno para facilitar as próximas atividades.
- Atividades
(páginas 32 à 34 – 1 à 10 – livro do
aluno);
§ Enviar as
respostas das atividades por e-mail debora_cristina23@hotmail.com ou pelo WatsApp (11) 99876-2487 até dia 09/04/2020 (quinta-feira)
BIOLOGIA:
v
Capitulo II – Origem da vida:
- Assistir o
Vídeo “Resumo: Origem da vida – SAE DIGITAL”;
§ Revisão de
fechamento do Capítulo II.
FÍSICA:
v
Capitulo I – O que é Física:
- Assistir o
Vídeo “O que é Física e Medindo grandeza – SAE DIGITAL”;
§ Faça um resumo
no caderno para facilitar as próximas atividades.
- Atividades
(página 53 – 1 a 4 – livro do aluno);
- Atividades
(páginas 57 e 58 – 1 à 6 – livro do aluno).
Enviar as
respostas das atividades por e-mail debora_cristina23@hotmail.com ou pelo WatsApp (11) 99876-2487 até dia 09/04/2020 (quinta-feira).
Comentários
Postar um comentário