Pular para o conteúdo principal

CIÊNCIAS - 6º AO 9º ANO


Data: 02/04/2020
QUERIDOS (AS) ALUNOS (AS) SEGUE ABAIXO AS INFORMAÇÕES DE COMO PROCEDER COM AS ATIVIDADES DO BLOG.

OBSERVAÇÃO: TRAZER OS TRABALHOS REALIZADOS NO PRIMEIRO DIA DE AULA APÓS A O PRONUNCIAMENTO DA ESCOLA.

6º ANO


Assuntos Trabalhados:

ü  Fazer a leitura das páginas 306 e 307 e se necessário assistir novamente o vídeo “Lugar de lixo é no lixo” e “Lixo e Reciclagem” para realizar a Atividade Avaliativa;
ü  Atividade Avaliativa “Reciclagem” – (NOTA);
§     Encaminhar a atividade avaliativa concluída por e-mail debora_cristina23@hotmail.com   ou pelo   WhatsApp (11) 99876-2487   até dia    09/04/2020 (quinta-feira).



CENTRO DE EDUCAÇÃOFUTURO

Atividade Avaliativa – Valor: 2,0 pts

Reciclagem


     A reciclagem é o processo de reaproveitamento do lixo descartado, dando origem a um novo produto ou a uma nova matéria-prima com o objetivo de diminuir a produção de rejeitos e o seu acúmulo na natureza, reduzindo o impacto ambiental. Pratica-se, então, um conjunto de técnicas e procedimentos que vão desde a separação do lixo por material até a sua transformação final em outro produto.
     Apesar de não ser a única medida a ser realizada para a diminuição do lixo produzido pela sociedade, a reciclagem possui um importante papel, uma vez que, além de reduzir a quantidade de rejeitos, também diminui a procura por novas matérias-primas.
     Dessa forma, quanto mais se recicla, mais se reaproveita e, consequentemente, menor é a necessidade de extrair novos materiais da natureza.
Soma-se aos benefícios da redução do lixo e desoneração dos recursos naturais o fato de o processo de reciclagem ajudar a movimentar a economia, pois empresas especializadas nesse processo passam a atuar, gerando, inclusive, mais emprego e renda. Um exemplo também é a formação de cooperativas de reciclagem, como a dos catadores de papel, que, embora trabalhem quase sempre em regime informal de trabalho, conseguem adquirir uma renda para sustentar suas famílias.
    Há alguns casos em que a reciclagem também reduz o consumo de energia. O exemplo mais clássico nesse sentido é o alumínio, um material quase que totalmente reciclável, pois a sua produção a partir da bauxita (recurso mineral não renovável extraído do solo) demanda o consumo de uma grande quantidade de energia elétrica em uma indústria de base. Dessa forma, em alguns casos, é mais vantajoso economicamente o reaproveitamento das latas e outros produtos de alumínio do que a produção de novos materiais.
     O primeiro passo para a realização do processo de reciclagem é a coleta seletiva, ou seja, a separação do lixo por material, com o seu posterior destino para o reaproveitamento. Geralmente, divide-se primeiramente o material reciclável do não reciclável e, em seguida, separa-se o que é reciclável em metais, plástico, papel e vidro.
     A coleta é uma importante forma de promover a prática da reciclagem
     Embora a reciclagem, como vimos, seja muito importante, ela apresenta algumas limitações. A primeira delas é a de que, mesmo que exista uma grande eficiência na sociedade para a realização desse processo, ele não será o suficiente para diminuir em níveis aceitáveis a produção de lixo. Esse problema eleva-se quando o consumismo é desenfreado e a consequente geração de rejeitos é acentuada, sendo impossível para a reciclagem absorver tudo isso. O mais importante, na verdade, é adotar a política dos 3Rs ou, até mesmo, a política dos 5Rs, que envolve repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar.
     Outra das limitações da reciclagem envolve os problemas ambientais por ela gerados, isto é, os danos causados pela má utilização das técnicas e procedimentos envolvidos. Na reciclagem do papel, por exemplo, gera-se um lodo ou lama proveniente de vários produtos químicos que nem sempre é descartado da forma correta.
   
 Por todos esses motivos, devemos sempre incentivar a reciclagem, mas também precisamos entender que ela, sozinha, não resolverá os problemas da sociedade e os impactos gerados sobre o meio ambiente. Portanto, reduzir o consumo, optar por materiais mais duráveis e reaproveitar ao máximo um determinado produto antes de descartá-lo são medidas que podem ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas e também a conservação da natureza. 

1. O que é reciclagem?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. O que são os 5 Rs no processo de reciclagem?
______________________________________________________________________________

3. Qual o primeiro passo para a realização da reciclagem?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. Na sua cidade tem coleta seletiva? E como é o processo de coleta de lixo no município?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. Coloque V para verdadeiro e F para falso:

(   ) a formação de cooperativas de reciclagem, como a dos catadores de papel, conseguem adquirir uma renda para sustentar suas famílias.
 (    ) O alumínio é um material quase que totalmente reciclável.
(    ) A reciclagem possui um importante papel, uma vez que, além de reduzir a quantidade de rejeitos, também diminui a procura por novas matérias-primas.

6. Observe o quadro sobre a reciclagem.
A) Pinte os locais de depositos de acordo com suas respectivas cores.

 B) Dê um exemplo do que se pode reciclar:

Papel: ________________________________
Plástico: ______________________________
Vidro: ________________________________
Metal: ________________________________

7. Encontro no caça palavras 7 nomes de materiais que podem ser reciclados.

7º ANO


Assunto Trabalhado:



  1. Faça a leitura da apostila nas páginas 301 à 316 e reveja suas anotações feitas na aula anterior sobre o vídeo “Maquinas simples”, para realizar as:
ü    Atividade da apostila (páginas 317 e 318).
 Encaminhar a atividade concluída por e-mail debora_cristina23@hotmail.com   ou pelo   WhatsApp (11) 99876-2487   até dia    09/04/2020 (quinta-feira).


             8º ANO


Assuntos Trabalhados:

  1. Assista o vídeo: “Eficiência Energética”;

2. Assista o vídeo: “Corrente Elétrica” (resumo de todas as fórmulas trabalhadas);

 


       3. Faça a leitura da apostila nas páginas 293 à 301 e realize:
ü  Atividade (páginas 302 à 304).
Encaminhar a atividade concluída por e-mail debora_cristina23@hotmail.com   ou pelo   WhatsApp (11) 99876-2487   até dia    09/04/2020 (quinta-feira).


           9º ANO

CIÊNCIAS:
v  Capítulo I – Modelo Atômico:
  1. Assistir o Vídeo: “Resumo: Modelo Atômico – SAE DIGITAL”



§  Revisão de fechamento do Capítulo I

QUÍMICA:
v  Capitulo III – Estados físicos da matéria:
  1. Assistir o Vídeo “Mudança de estado da matéria” e “Ponto de Fusão e Ebulição”;




§  Faça um resumo no caderno para facilitar as próximas atividades.

  1. Atividades (páginas 32  à 34 – 1 à 10 – livro do aluno);
§  Enviar as respostas das atividades por e-mail debora_cristina23@hotmail.com ou pelo WatsApp (11) 99876-2487 até dia 09/04/2020 (quinta-feira)

BIOLOGIA:
v  Capitulo II – Origem da vida:
  1. Assistir o Vídeo “Resumo: Origem da vida – SAE DIGITAL”;

§  Revisão de fechamento do Capítulo II.

FÍSICA:
v  Capitulo I – O que é Física:
  1. Assistir o Vídeo “O que é Física e Medindo grandeza – SAE DIGITAL”;


§  Faça um resumo no caderno para facilitar as próximas atividades.
  1. Atividades (página 53 – 1 a 4 – livro do aluno);
  2. Atividades (páginas 57 e 58 – 1 à 6 – livro do aluno).
Enviar as respostas das atividades por e-mail debora_cristina23@hotmail.com ou pelo WatsApp (11) 99876-2487 até dia 09/04/2020 (quinta-feira).

Comentários