FAKE NEWS – novo desafio da comunicação
Por Valter Kuchenbecker, para Coletiva. net
Já dizia o velho guerreiro: "Quem não se comunica, se trumbica". É verdade. Mas e agora que estamos vivendo a comunicação global na palma de nossas mãos, o que percebemos? Uma confusão generalizada. Uma desordem total. Uma boataria. Uma preocupação cada vez menor com a fonte e a veracidade da informação.
Todos nós recebemos, diariamente, milhares de bytes, de mensagens, via whats, via hangouts, via facebook, via instagram, etc. Como filtrar o que é verdade ou mentira?
Talvez o maior problema da comunicação moderna hoje sejam as fake news. Mas o que é isso? São as notícias falsas que visam unicamente a deturpar e confundir as pessoas e propagar a tragédia, gerando medo e desordem. São informações noticiosas que não representam a realidade. São compartilhadas na internet, principalmente, por meio das redes sociais. Por serem, normalmente, de conteúdo polêmico e apelativo, atraem facilmente a atenção das massas, especialmente aquelas mais desinformadas, desprovidas de senso crítico. Está aí o grande desafio da comunicação moderna.
Como lidar com as fake news, como identificá-las, como checar as fontes em tempo razoável para não promover a mentira? Em quais fontes posso confiar? Este, sem dúvida, é o nosso maior desafio. Estamos nos comunicando cada vez mais, sim! Mas estamos nos comunicando mal. De que adianta tanto acesso a informação se não sabemos o que fazer com ela? E, pior do que isso, correr o risco de fazer mal-uso dela.
Como profissionais da comunicação, precisamos nos abrigar fortemente em nossos princípios e valores como a ética, o respeito e a verdade. Checar a informação e testar seu conteúdo é fundamental. Mesmo que não se consiga aquele 'furo' de reportagem. Vamos assumir cada vez mais a responsabilidade pela informação qualificada e correta. Vamos condenar o imediatismo, a boataria, bem como a notícia mentirosa, falsa que destrói. Como formadores de opinião, precisamos zelar para que se forme um povo mais culto, mais educado, mais ético.
Aliás, como bem disse a presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, a imprensa ocupa um papel fundamental na defesa da verdade, da cidadania e do cumprimento da carta magna da república, nossa constituição. A liberdade de imprensa é fundamental. Vamos, pois, exercê-la com dignidade.
Precisamos, sim, abrir espaço ao contraditório, mas com respeito e com discernimento. Precisamos lembrar de valorizar mais o ser, ao invés, do ter. Respeitar o ser humano e não se dobrar ao vil metal.
Além de sempre buscarmos a fonte verdadeira das notícias, precisamos, também, nos perguntar: qual a repercussão desta notícia? De que forma contribui para a melhoria da sociedade? A informação que detenho promoverá o bem comum ou propagará a tragédia e a revolta?
Lamentavelmente, algumas disciplinas que considero fundamentais para formação dos profissionais foram retiradas da matriz curricular das faculdades, tais como ética, lógica, relações interpessoais, etc. Sem dúvida, a falta deste estudo reflete a confusão em que vivemos, como as fake news e a maioria dos problemas de comunicação que enfrentamos.
Enfim, hoje, a celeridade da informação se sobrepõe a qualidade da mesma, percebemos isso na TV e no rádio, mas não podemos esquecer: informação falsa só traz prejuízo e não constrói uma sociedade. Pensemos nisto!
Valter Kuchenbecker é diretor da Ulbra TV.
1- Você percebe o avanço das fake News em seus grupos de redes sociais? O que pode ser feito para evitar isto?
2- Hoje, há sites confiáveis e especializados em comprovar a veracidade das informações. Quais são eles?
3- Liste questões do seu cotidiano que apresentam caráter polêmico, ou seja, dividem opiniões. Cite exemplos para explicar melhor tais situações.
4- Em até 30 linhas, escreva um artigo de opinião sobre um tema escolhido na lista construída anteriormente. Lembre-se de consultar a página 10 da apostila e rever os exercícios feitos sobre este gênero.
Estudo gramatical
1- Assista ao vídeo proposto para realizar as atividades:
https://www.youtube.com/watch?v=-lxAEkauJlw
2- Dê o significado, com suas palavras, de Frase, oração e período.
3- Cite situações em que cada uma pode desempenhar melhor a comunicação. Por exemplo, dentro de um posto de saúde, ao falar com o recepcionista, pode-se usar frases apenas? Por quê?
4- Leia as orações coordenadas sindéticas abaixo:
O1 - Não avise ninguém, pois eu a protegerei.
02 – Ligamos durante a noite, mas não atenderam.
03 – É bem melhor chama-lo agora ou esperar que ele o chame?
04 - As árvores balançam, logo está ventando.
05 – Não fale, pois está incomodando.
06 – Melhor se apressar, que já é tarde.
07 – Emprestei um protetor solar e fui à praia.
08 - Todos se amavam, contudo não se falavam.
09 – Volte correndo, pois o trem parte em meia hora.
10 - O dia está agradável, logo devemos aproveitá-lo.
11 – Pretendo não chegar muito cedo, pois a festa será animada.
12 - A doença vem a cavalo e volta a pé.
13 - As pessoas não se mexiam nem falavam.
14 - Os livros não somente instruem, mas também divertem.
15 - A espada vence, mas não convence.
16 - Há muito serviço, entretanto ninguém trabalhou.
17 – Fique na fila ou perderá a vez.
18 - A louca ora acariciava ora rasgava freneticamente.
19 – O senhor está coberto de razão, contudo não te exaltes.
20 – Samuel recuperou-se, portanto deve trabalhar.
21 - Chora, que lágrimas lavam a dor.
22 - É teu pai: respeita-lhe, pois, a vontade.
23 - O cavalo estava cansado, pois arfava muito.
24 - Leve-lhe uma lembrança, que ela aniversaria amanhã.
Há um elemento entre as palavras da oração que permite uma “ligação” entre as informações. São as conjunções. Grife-as e diga qual o sentido que estabelecem na compreensão da oração.
5- Selecione 10 orações. Reescreva-as sem as conjunções, utilizando-se de alguma pontuação, de modo que o SENTIDO permaneça o mesmo.
Toda a atividade deve ser feita em fonte Calibri, tamanho 12, justificado e com espaçamento de 1,5. Coloque a cópia de toda a atividade, ou seja, não será aceita apenas a resposta. Copie o texto, todas as alternativas e depois a sua resposta, após cada questão. Lembre-se de colocar o seu nome e sua sala no corpo do e-mail. Caso tenha dúvidas, peça ajuda aos seus pais.
Envie para o e-mail: lusofonoemsala@gmail.com
Os trabalhos serão aceitos até o dia 04/04.
Por Valter Kuchenbecker, para Coletiva. net
Já dizia o velho guerreiro: "Quem não se comunica, se trumbica". É verdade. Mas e agora que estamos vivendo a comunicação global na palma de nossas mãos, o que percebemos? Uma confusão generalizada. Uma desordem total. Uma boataria. Uma preocupação cada vez menor com a fonte e a veracidade da informação.
Todos nós recebemos, diariamente, milhares de bytes, de mensagens, via whats, via hangouts, via facebook, via instagram, etc. Como filtrar o que é verdade ou mentira?
Talvez o maior problema da comunicação moderna hoje sejam as fake news. Mas o que é isso? São as notícias falsas que visam unicamente a deturpar e confundir as pessoas e propagar a tragédia, gerando medo e desordem. São informações noticiosas que não representam a realidade. São compartilhadas na internet, principalmente, por meio das redes sociais. Por serem, normalmente, de conteúdo polêmico e apelativo, atraem facilmente a atenção das massas, especialmente aquelas mais desinformadas, desprovidas de senso crítico. Está aí o grande desafio da comunicação moderna.
Como lidar com as fake news, como identificá-las, como checar as fontes em tempo razoável para não promover a mentira? Em quais fontes posso confiar? Este, sem dúvida, é o nosso maior desafio. Estamos nos comunicando cada vez mais, sim! Mas estamos nos comunicando mal. De que adianta tanto acesso a informação se não sabemos o que fazer com ela? E, pior do que isso, correr o risco de fazer mal-uso dela.
Como profissionais da comunicação, precisamos nos abrigar fortemente em nossos princípios e valores como a ética, o respeito e a verdade. Checar a informação e testar seu conteúdo é fundamental. Mesmo que não se consiga aquele 'furo' de reportagem. Vamos assumir cada vez mais a responsabilidade pela informação qualificada e correta. Vamos condenar o imediatismo, a boataria, bem como a notícia mentirosa, falsa que destrói. Como formadores de opinião, precisamos zelar para que se forme um povo mais culto, mais educado, mais ético.
Aliás, como bem disse a presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, a imprensa ocupa um papel fundamental na defesa da verdade, da cidadania e do cumprimento da carta magna da república, nossa constituição. A liberdade de imprensa é fundamental. Vamos, pois, exercê-la com dignidade.
Precisamos, sim, abrir espaço ao contraditório, mas com respeito e com discernimento. Precisamos lembrar de valorizar mais o ser, ao invés, do ter. Respeitar o ser humano e não se dobrar ao vil metal.
Além de sempre buscarmos a fonte verdadeira das notícias, precisamos, também, nos perguntar: qual a repercussão desta notícia? De que forma contribui para a melhoria da sociedade? A informação que detenho promoverá o bem comum ou propagará a tragédia e a revolta?
Lamentavelmente, algumas disciplinas que considero fundamentais para formação dos profissionais foram retiradas da matriz curricular das faculdades, tais como ética, lógica, relações interpessoais, etc. Sem dúvida, a falta deste estudo reflete a confusão em que vivemos, como as fake news e a maioria dos problemas de comunicação que enfrentamos.
Enfim, hoje, a celeridade da informação se sobrepõe a qualidade da mesma, percebemos isso na TV e no rádio, mas não podemos esquecer: informação falsa só traz prejuízo e não constrói uma sociedade. Pensemos nisto!
Valter Kuchenbecker é diretor da Ulbra TV.
1- Você percebe o avanço das fake News em seus grupos de redes sociais? O que pode ser feito para evitar isto?
2- Hoje, há sites confiáveis e especializados em comprovar a veracidade das informações. Quais são eles?
3- Liste questões do seu cotidiano que apresentam caráter polêmico, ou seja, dividem opiniões. Cite exemplos para explicar melhor tais situações.
4- Em até 30 linhas, escreva um artigo de opinião sobre um tema escolhido na lista construída anteriormente. Lembre-se de consultar a página 10 da apostila e rever os exercícios feitos sobre este gênero.
Estudo gramatical
1- Assista ao vídeo proposto para realizar as atividades:
https://www.youtube.com/watch?v=-lxAEkauJlw
2- Dê o significado, com suas palavras, de Frase, oração e período.
3- Cite situações em que cada uma pode desempenhar melhor a comunicação. Por exemplo, dentro de um posto de saúde, ao falar com o recepcionista, pode-se usar frases apenas? Por quê?
4- Leia as orações coordenadas sindéticas abaixo:
O1 - Não avise ninguém, pois eu a protegerei.
02 – Ligamos durante a noite, mas não atenderam.
03 – É bem melhor chama-lo agora ou esperar que ele o chame?
04 - As árvores balançam, logo está ventando.
05 – Não fale, pois está incomodando.
06 – Melhor se apressar, que já é tarde.
07 – Emprestei um protetor solar e fui à praia.
08 - Todos se amavam, contudo não se falavam.
09 – Volte correndo, pois o trem parte em meia hora.
10 - O dia está agradável, logo devemos aproveitá-lo.
11 – Pretendo não chegar muito cedo, pois a festa será animada.
12 - A doença vem a cavalo e volta a pé.
13 - As pessoas não se mexiam nem falavam.
14 - Os livros não somente instruem, mas também divertem.
15 - A espada vence, mas não convence.
16 - Há muito serviço, entretanto ninguém trabalhou.
17 – Fique na fila ou perderá a vez.
18 - A louca ora acariciava ora rasgava freneticamente.
19 – O senhor está coberto de razão, contudo não te exaltes.
20 – Samuel recuperou-se, portanto deve trabalhar.
21 - Chora, que lágrimas lavam a dor.
22 - É teu pai: respeita-lhe, pois, a vontade.
23 - O cavalo estava cansado, pois arfava muito.
24 - Leve-lhe uma lembrança, que ela aniversaria amanhã.
Há um elemento entre as palavras da oração que permite uma “ligação” entre as informações. São as conjunções. Grife-as e diga qual o sentido que estabelecem na compreensão da oração.
5- Selecione 10 orações. Reescreva-as sem as conjunções, utilizando-se de alguma pontuação, de modo que o SENTIDO permaneça o mesmo.
Toda a atividade deve ser feita em fonte Calibri, tamanho 12, justificado e com espaçamento de 1,5. Coloque a cópia de toda a atividade, ou seja, não será aceita apenas a resposta. Copie o texto, todas as alternativas e depois a sua resposta, após cada questão. Lembre-se de colocar o seu nome e sua sala no corpo do e-mail. Caso tenha dúvidas, peça ajuda aos seus pais.
Envie para o e-mail: lusofonoemsala@gmail.com
Os trabalhos serão aceitos até o dia 04/04.
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