QUERIDOS (AS) ALUNOS
(AS) SEGUE ABAIXO AS INFORMAÇÕES DE COMO PROCEDER COM AS ATIVIDADES DO BLOG.
OBSERVAÇÃO: TRAZER OS TRABALHOS REALIZADOS NO PRIMEIRO DIA DE AULA APÓS A O PRONUNCIAMENTO DA ESCOLA.
6º ANO
Assuntos Trabalhados:
v No folder
deve conter as seguintes informações sobre:
ü Coleta Seletiva;
ü Importância de
separar o lixo;
ü Saiba como separar
o lixo;
ü Reciclagem.
EXEMPLO:
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Estação de Tratamento de Água (ETA) – Etapas
1 – Captação, a
água passa por um sistema de grades que impede a entrada de elementos
macroscópicos grosseiros (animais mortos, folhas, etc.) no sistema. Parte das
partículas está em suspensão fina, em estado coloidal ou em solução, e por
ter dimensões muito reduzidas (como a argila, por exemplo), não se depositam,
dificultando a remoção.
2 – Coagulação, visa
aglomerar essas partículas, aumentando o seu volume e peso, permitindo que a
gravidade possa agir. Isso é feito, geralmente, através da adição de cal
hidratada (hidróxido de cálcio) e sulfato de alumínio, sendo agitada
rapidamente. Esses materiais fazem as partículas de sujeira se juntarem.
3 – Floculação, a
água é agitada lentamente, para favorecer a união das partículas de sujeira,
formando os flocos.
4 - Decantação, a água
não é mais agitada e os flocos vão se depositando no fundo, separando-se da
água. O lodo do fundo é conduzido para tanques de depuração. A água mais
limpa vai para o filtro de areia.
5 - Filtração. A
água já decantada passa por um filtro de cascalho/areia/antracito (carvão
mineral), onde vai se livrando dos flocos que não foram decantados na fase
anterior e de alguns microrganismos.
6 - Cloração. A água
filtrada está limpa, mas ainda pode conter microrganismos causadores de
doenças. Por isso, ela recebe um produto que contém cloro, que mata os
microrganismos. Na água, o cloro age de duas formas principais:
a) como desinfetante;
b) como oxidante.
6.1 - Fluoretação.
Nas grandes cidades brasileiras a água tratada ainda recebe o flúor, que
ajuda a prevenir a cárie dentária.
7, 8 – Reservação.
A água tratada é armazenada em grandes reservatórios, antes da distribuição.
Esses reservatórios sempre são instalados nos locais mais altos das cidades.
9 – Distribuição. A
água tratada é distribuída para as residências, comércio e indústria a partir
dos reservatórios de água potável.
Coleta Seletiva
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7º ANO
Assuntos Trabalhados:
- Assistir
o vídeo: “Máquinas simples (alavanca, roldanas e plano inclinados)”;
v Faça um resumo
no caderno para facilitar as próximas atividades;
- Pesquisa sobre
o “Desenvolvimento das máquinas e das tecnologias até o advento das máquinas
térmicas” (página da apostila 309 – Interação); - (NOTA)
v Realizar a
pesquisa em folha de almaço contendo o conteúdo proposto.
Identificar as
máquinas e as tecnologias. Ex: LÂMPADA
8º ANO
Assuntos Trabalhados:
- Assistir o Vídeo: “Hábitos de consumo de energia”;
2. Desenvolver
e aplicar (página da apostila 296 -
livro do aluno);
3. Atividade
(página da apostila 297 – livro do aluno).
9º ANO
CIÊNCIAS:
v
Capitulo II – Matérias:
- Assistir o Vídeo “Matéria ”;
- Atividades
(páginas da apostila 284 à 287 – 1, 2, 4, 5);
QUÍMICA:
v
Capitulo II – Propriedades da Matéria:
- Assistir o Vídeo “Propriedades da Matéria”
- Atividades
(páginas da apostila 24 e 25 – 1 à 7);
BIOLOGIA:
v
Capitulo II – Origem da vida:
- Assistir o
Vídeo “Origem da vida”;
- Atividades
(página da apostila 111 – 1 à 7);
QUALQUER DÚVIDA ESTOU A DISPOSIÇÃO.
ABRAÇOS...
DÉBORA😊
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