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CIÊNCIAS - 6º AO 9º ANO


QUERIDOS (AS) ALUNOS (AS) SEGUE ABAIXO AS INFORMAÇÕES DE COMO PROCEDER COM AS ATIVIDADES DO BLOG.

OBSERVAÇÃO: TRAZER OS TRABALHOS REALIZADOS NO PRIMEIRO DIA DE AULA APÓS A O PRONUNCIAMENTO DA ESCOLA.


6º ANO




Assuntos Trabalhados:

  1. Resumo: “Etapas de separação em uma Estação de Tratamento de Água” (realizar a leitura e colar no caderno);
  2. Resumo: “Coleta seletiva do lixo” (realizar a leitura e colar no caderno);
  3. Assistir o vídeo “Lugar de lixo é no lixo – Lula Borges” e Lixo e Reciclagem;
  4. Trabalho: “Sensibilizar para conscientizar! Educar para selecionar!” - confeccionar um Folder (Pesquisar: vídeos; internet; revistas; jornais, etc...) (NOTA).
v  No folder deve conter as seguintes informações sobre:
ü  Coleta Seletiva;
ü  Importância de separar o lixo;
ü  Saiba como separar o lixo;
ü  Reciclagem.
EXEMPLO:



  
Estação de Tratamento de Água (ETA) – Etapas

1 – Captação,  a água passa por um sistema de grades que impede a entrada de elementos macroscópicos grosseiros (animais mortos, folhas, etc.) no sistema. Parte das partículas está em suspensão fina, em estado coloidal ou em solução, e por ter dimensões muito reduzidas (como a argila, por exemplo), não se depositam, dificultando a remoção.

2 – Coagulação, visa aglomerar essas partículas, aumentando o seu volume e peso, permitindo que a gravidade possa agir. Isso é feito, geralmente, através da adição de cal hidratada (hidróxido de cálcio) e sulfato de alumínio, sendo agitada rapidamente. Esses materiais fazem as partículas de sujeira se juntarem.

3 – Floculação, a água é agitada lentamente, para favorecer a união das partículas de sujeira, formando os flocos.

4 - Decantação, a água não é mais agitada e os flocos vão se depositando no fundo, separando-se da água. O lodo do fundo é conduzido para tanques de depuração. A água mais limpa vai para o filtro de areia.

5 - Filtração. A água já decantada passa por um filtro de cascalho/areia/antracito (carvão mineral), onde vai se livrando dos flocos que não foram decantados na fase anterior e de alguns microrganismos.

6 - Cloração. A água filtrada está limpa, mas ainda pode conter microrganismos causadores de doenças. Por isso, ela recebe um produto que contém cloro, que mata os microrganismos. Na água, o cloro age de duas formas principais: 
a) como desinfetante;
b) como oxidante.
6.1 - Fluoretação. Nas grandes cidades brasileiras a água tratada ainda recebe o flúor, que ajuda a prevenir a cárie dentária.

7, 8 – Reservação. A água tratada é armazenada em grandes reservatórios, antes da distribuição. Esses reservatórios sempre são instalados nos locais mais altos das cidades.

9 – Distribuição. A água tratada é distribuída para as residências, comércio e indústria a partir dos reservatórios de água potável.

Coleta Seletiva






7º ANO


Assuntos Trabalhados:


  1. Assistir o vídeo: “Máquinas simples (alavanca, roldanas e plano inclinados)”;
v    Faça um resumo no caderno para facilitar as próximas atividades;



  1. Pesquisa sobre o “Desenvolvimento das máquinas e das tecnologias até o advento das máquinas térmicas” (página da apostila 309 – Interação); - (NOTA)
v    Realizar a pesquisa em folha de almaço contendo o conteúdo proposto.
Identificar as máquinas e as tecnologias. Ex: LÂMPADA



8º ANO



Assuntos Trabalhados:

  1. Assistir o Vídeo: “Hábitos de consumo de energia”;
  v Faça um resumo no caderno para facilitar as próximas atividades;



     2. Desenvolver e aplicar (página da apostila 296  - livro do aluno);

     3. Atividade (página da apostila 297 – livro do aluno).


9º ANO


CIÊNCIAS:

v  Capitulo II – Matérias:

  1. Assistir o Vídeo “Matéria ”;
  v Faça um resumo no caderno para facilitar as próximas atividades;

  1. Atividades (páginas da apostila 284 à 287 – 1, 2, 4, 5);

QUÍMICA:
v  Capitulo II – Propriedades da Matéria:

  1. Assistir o Vídeo “Propriedades da Matéria”
  v Faça um resumo no caderno para facilitar as próximas atividades;

  1. Atividades (páginas da apostila 24 e 25 – 1 à 7);

BIOLOGIA:
v  Capitulo II – Origem da vida:

  1. Assistir o Vídeo “Origem da vida”;
  v Faça um resumo no caderno para facilitar as próximas atividades;


  1. Atividades (página da apostila 111 – 1 à 7);



QUALQUER DÚVIDA ESTOU A DISPOSIÇÃO.
ABRAÇOS...

DÉBORA😊

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