Filosofia - 4º, 5º e 6º ano:
TRABALHO: FILOSOFIA E CORONAVÍRUS
Olá, marmotas do 4º, 5º e 6º anos! Espero que estejam bem! Vamos fazer uma pausa nos estudos da apostila. Proponho um trabalho que corresponde à aula semanal. Realize a atividade com carinho e capricho. Ela será entregue ao professor quando voltarem as aulas! O 6º ano deve se lembrar de continuar produzindo o pôster sobre “Lipovetsky, hiperconsumismo e felicidade paradoxal” segundo as orientações que estão na agenda: ele será apresentado assim que voltarem as aulas! Bons estudos, prof. Diego Augusto.
1) Leia o texto a seguir com muita atenção:
A liberdade em tempos de coronavírus
Diego Augusto
Na última semana fomos todos surpreendidos pela suspensão das aulas em nossa escola, causada pela rápida disseminação do coronavírus. Aos poucos, todas as atividades sociais como estudo, trabalho e lazer foram sendo substituídas pelo isolamento: fomos obrigados a nos isolar fisicamente um dos outros para evitar a proliferação do vírus e a evolução da pandemia.
Confinados em nossas casas, estamos privados da liberdade que anteriormente nos permitia frequentar a escola, andar pela cidade, ir à igreja, visitar os amigos e nos divertir no parque. Para um bom estudante de Filosofia, essa situação complicada serve como ponto de partida para uma reflexão sobre o valor da liberdade e das escolhas. Como sabemos, as perguntas filosóficas nascem do cotidiano, dos problemas que enfrentamos e das experiências que vivemos. Então, vamos filosofar!
Para nos ajudar a pensar a importância que a liberdade ocupa em nossa vida, especialmente neste momento de quarentena, vamos conhecer um pouco do pensamento filosófico de Arthur Schopenhauer. Para esse filósofo, liberdade significa não precisar de nada, ou seja, não possuir nenhuma necessidade para viver. Segundo seu pensamento, nós achamos que somos completamente livres até que descobrimos, por causa das necessidades que temos, que precisamos de pessoas e de coisas para existir. Por exemplo, uma pessoa pode viver absolutamente sozinha, sem se relacionar com nenhum outro sujeito, mas precisará se alimentar, então o alimento que ela come não a deixa ser completamente livre.
Não existe para Schopenhauer liberdade plena, pois para que ela existisse nós teríamos que estar isentos de toda e qualquer forma de necessidade. Portanto, como não podemos viver sem necessidades e não somos plenamente livres, o filósofo diz que a liberdade que nos resta consiste em escolher bem as coisas que queremos para satisfazer nossas necessidades. No entanto, a liberdade de escolhermos alguma coisa está ligada à responsabilidade pelas consequências que a escolha trará consigo.
Cada escolha que fazemos exclui um monte de outras possibilidades. Por exemplo, se escolho permanecer em casa para evitar o contágio e a propagação do vírus, estou excluindo a possibilidade de passear na praça, de ir ao shopping etc. Schopenhauer diz que nós determinamos nossa vida aqui na Terra através das decisões que tomamos, e que, se desejamos possuir algo, devemos deixar de lado várias outras coisas. Assim, se queremos a saúde, precisamos renunciar, neste período de pandemia, à convivência social, à falta de higiene.
Se não aprendemos a realizar boas escolhas com a nossa liberdade, como uma criança que quer tudo o que vê e que não é capaz de selecionar o essencial, viveremos como escravos das necessidades que achamos ter. Por exemplo, ninguém precisa de um ovo de páscoa, ele não é essencial para a celebração da páscoa nem para que um ser humano sobreviva, mas como o supermercado e os meios de comunicação criaram essa necessidade, as pessoas se convenceram de que precisam do chocolate e não conseguem renunciar a ele para escolher coisas mais importantes.
Diante da situação de pandemia que estamos vivendo, Schopenhauer nos ajuda a compreender que somos livres mesmo estando fisicamente limitados ao espaço da nossa casa. Precisamos fazer algumas escolhas neste tempo: a escolha de cumprir as determinações de saúde, como lavar com frequência as mãos, higienizar os objetos que utilizamos e os locais em que ficamos, evitar o contato com os idosos, sair de casa somente quando for extremamente necessário, evitar aglomerações; a escolha de utilizar o tempo em casa para estudar, para buscar novos conhecimentos; a escolha de aproveitar ao máximo nossas famílias.
O coronavírus não deixa de ser, portanto, uma oportunidade para valorizarmos nossa liberdade, nossa capacidade de escolher, nossa família, as coisas e pessoas das quais gostamos e que agora estamos fisicamente longes. Podemos aprender com este tempo de isolamento e limitação que sempre somos livres para escolher, ainda que essa liberdade não seja plena, que nossas escolhas determinam nossa vida e que somos responsáveis pelas consequências daquilo que escolhemos.
2) Releia o texto e marque as palavras que são desconhecidas para você. Pesquise o significado delas num dicionário e crie uma lista com as explicações.
3) Com a lista de palavras agora conhecidas, leia novamente o texto para compreender bem o que ele transmite.
4) Produza uma capa para o seu trabalho numa folha de sulfite: coloque o título “Trabalho de Filosofia”, seu nome e série. Capriche e use a criatividade! Não é permitido imprimir!
5) Usando folhas de almaço, copie e responda as questões a seguir sobre o texto filosófico que você leu:
a) Qual é o tema central do texto?
b) O que é coronavírus?
c) Onde e quando surgiu o coronavírus?
d) Qual foi o motivo para o surgimento do coronavírus?
e) Quais os sintomas do coronavírus?
f) Quais as consequências do coronavírus para a humanidade?
g) Onde e quando nasceu o filósofo citado no texto?
h) O que é liberdade para Schopenhauer?
i) Por que o ser humano não pode ser plenamente livre segundo Schopenhauer?
j) O que os ensinamentos de Schopenhauer têm a ver com o coronavírus?
l) Copie a lista de explicação das palavras desconhecidas do texto.
6) Numa folha de sulfite, crie e pinte um desenho (pode ser uma tirinha com balões de fala) que transmita às pessoas a mensagem que você aprendeu com a leitura e interpretação do texto. Capriche! Não imprima, use a criatividade!
7) Grampeie a capa, o questionário e o desenho, guardando seu trabalho para ser entregue no retorno das aulas.
Envie uma foto do trabalho concluído para o whatsapp do professor até dia 31 de março (terça-feira), 18h. Os alunos que não enviarem, terão a nota zerada!
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