Pular para o conteúdo principal

História - 4º e 5º anos

História - 4º e 5º anos


4º ANO – UNIDADE 1 – CAPÍTULO 3: ORIGENS DOS BRASILEIROS

Olá, marmotas do 4º ano! Espero que estejam bem! Continuando nossos estudos sobre a Pré-História, proponho 3 atividades que correspondem às três aulas semanais. Realize as atividades com carinho e capricho! Bons estudos, prof. Diego Augusto.

ATIVIDADE 1:
1) Leia as páginas 243, 244 e 245 da apostila, grife o que achar importante e anote no caderno alguma dúvida que surgir ao longo da leitura.
2) Assista ao vídeo “A Pré-História brasileira: um tempo a ser descoberto”:

3) Responda as questões do “com a lupa na mão” (páginas 243-244). Utilize o português correto!

ATIVIDADE 2:
1) Leia o texto a seguir que introduz o assunto da atividade:
“As pesquisas sobre populações pré-históricas no Brasil têm se tornado cada vez mais intensas. [...] Arqueologia tem buscado comprovar a presença do homem em território brasileiro há pelo menos 50 mil anos. [...] Por isso, os vestígios materiais deixados por tais grupos são alvos de estudos. Dentre os vestígios encontrados, as pinturas rupestres estão presentes em quase todo o Brasil. Realizadas em paredões rochosos, as figuras humanas, de animais, plantas ou ainda formas geométricas fazem parte de um contexto simbólico, que complementa o universo cultural das antigas populações. [...] Desse ambiente, os locais escolhidos estão sempre próximos a algum recurso hídrico [água]” (BORGES, Cláudia Cristina do Lago. Uma narrativa pré-histórica. O cotidiano de antigos grupos humanos no sertão de Seridó/ RN. Tese de doutorado. UNESP, Assis, 2008. p. 12).
2) Leia as páginas 246, 247 e 248 da apostila, grife o que achar importante e anote no caderno alguma dúvida que surgir ao longo da leitura.
3) Responda a questão do “com a lupa na mão” (página 248). Utilize o português correto!

ATIVIDADE 3:
1) Acesse a página da Fundação Museu do Homem Americano (FUMDAHM) para conhecer o Parque Nacional Serra da capivara: http://fumdham.org.br/.
2) Leia as páginas 249, 250 e 251 da apostila, grife o que achar importante e anote no caderno alguma dúvida que surgir ao longo da leitura.
3) Responda as questões do “com a lupa na mão” (páginas 250 e 251). Utilize o português correto!
_____________________________________

5º ANO – UNIDADE 1 – CAPÍTULO 3: DIREITOS POLÍTICOS NO BRASIL REPUBLICANO

Olá, marmotas do 5º ano! Espero que estejam bem! Continuando nossos estudos sobre política, proponho 3 atividades que correspondem às três aulas semanais. Realize as atividades com carinho e capricho! Bons estudos, prof. Diego Augusto.

ATIVIDADE 1:
1) Leia as páginas 243, 244 e 245 da apostila, grife o que achar importante e anote no caderno alguma dúvida que surgir ao longo da leitura.
2) Responda as questões do “com a lupa na mão” (páginas 244 e 245). Utilize o português correto!
3) Assista ao vídeo “Ditadura Militar” – Diretas Já:


ATIVIDADE 2:
1) Assista ao vídeo “7ª constituição brasileira”:
2) Leia a página 245 da apostila sobre a Constituição de 1988, grife o que achar importante e anote no caderno alguma dúvida que surgir ao longo da leitura.
3) Responda as questões do “mão na massa” (páginas 246 e 247). Utilize o português correto!

ATIVIDADE 3:
1) Leia a página 248 da apostila, grife o que achar importante e anote no caderno alguma dúvida que surgir ao longo da leitura.
2) Assista ao vídeo “O que são direitos políticos?”:

3) Realize o “brincando e aprendendo” (página 249). Utilize o português correto!

Comentários