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Língua Portuguesa - 7º, 8º e 9º anos

Língua Portuguesa - 7º, 8º e 9º anos

7º ano

Leia o texto

Um cardápio variado 
Os besouros estão em toda parte do planeta. Para eles, a natureza é uma fonte inesgotável de alimentos. Veja só: 
O serra pau tem esse nome porque se alimenta de madeira. Uma espécie é chamada de rola-bosta, por sua preferência por excrementos, enquanto outra tem hábitos mais “refinados”, pois só come pétalas de flores. 
O bicudo e a broca são terríveis para a lavoura do algodão; o bicudo come a flor antes dela abrir-se, enquanto a broca ataca a raiz, enfraquecendo a planta. 
A joaninha, que também é um besouro, ajuda a combater as pragas das plantações. Ela chega a comer cerca de 20 pulgões por dia. 
Há também besouros que adoram uma biblioteca, mas ali não vão para uma boa leitura, e sim para devorar os livros. Nesse caso, são as suas larvas que perfuram as capas dos livros, causando o maior estrago.

1- Levante hipóteses da relação dos nomes com as ações praticadas por cada espécie.

2- Qual ideia presente no texto, sugere uma contrariedade entre as espécie e o ambiente em que se encontra. Utilize fragmentos do texto para comprovar sua resposta.

3 - Leia o texto abaixo que pertence ao “Manual de Etiqueta: 33 dicas de como enfrentar o aquecimento global e outros desafios da atualidade”.

[21] “Ao fazer compras, leve sua
própria sacola, de preferência as de
pano resistente”, aconselha o presidente do Instituto Ethos, Ricardo
Young. Com esse gesto simples,
você deixará de participar da farra
das sacolinhas plásticas, que entopem cada vez mais os lixões das
grandes cidades.

4. O conselho dado por Ricardo Young pretende:
a) Contribuir para a preservação do meio ambiente.
b) Evitar desperdício das sacolas plásticas.
c) Vender mais sacolas de pano.
d) Evitar entupimento dos bueiros

Estrutura do Conto

A estrutura do conto é fechada e objetiva, na medida em que esse tipo de texto é formado por apenas uma história e um conflito.
Sua estrutura está dividida em três partes:
Introdução: apresentação da ação que será desenvolvida. Nesse momento inicial, há uma breve ambientação do local, tempo, personagens e do acontecimento.
Desenvolvimento: formado em grande parte pelo diálogo das personagens, aqui se desenrola o desenvolvimento da ação.
Clímax: encerramento da narrativa com desfecho surpreendente.
De acordo com a estrutura básica narrativa (introdução, desenvolvimento, clímax e desfecho), o conto, por ser uma narrativa mais breve, parte do desenvolvimento para o clímax.

OS GNOMOS E O SAPATEIRO

       Era uma vez um sapateiro tão pobre, tão pobre, que só lhe restava couro para um único par de sapatos. Certa noite, quando ia começar a fazê-lo, sentiu-se cansado. Apenas recortou uma tira de couro e deixou para terminar o serviço no dia seguinte.
        De manhã, quando voltou para a mesa de sua oficina, encontrou o par de sapatos prontinho. Apanhou cada um dos sapatos e examinou-os, tentando descobrir quem os havia confeccionado, mas não conseguiu: era um verdadeiro mistério. Intrigava-o ainda mais o fato de que aquele par de sapatos era o mais perfeito que ele já tinha visto.
O sapateiro ainda estava parado, pensando, com o par de sapatos na mão, quando um freguês entrou em sua oficina. O homem apaixonou-se pelos sapatos e fez questão de comprá-los imediatamente. Peter, o sapateiro, não desejava vende-los; queria primeiro descobrir como haviam aparecido em sua mesa. Mas o freguês lhe ofereceu tanto dinheiro pelos sapatos que ele terminou concordando em vendê-los.
        Peter usou o dinheiro para comprar mais couro. À noite, cortou o material e foi se deitar.
         No dia seguinte, aconteceu a mesma coisa: os sapatos apareceram prontos e em seguida veio um freguês que os comprou por um preço altíssimo.
    E, assim, os dias se passavam e o sapateiro se tornava cada vez mais rico. Até que Heidi, sua mulher, sugeriu:
─ Precisamos descobrir o que está acontecendo! Em vez de ir dormir, vamos nos esconder atrás da porta e espiar.
À meia-noite em ponto surgiram dois graciosos gnomos, completamente nus. Sentaram-se na mesa de Peter com tanta rapidez que ele e sua mulher não conseguiam enxergar os movimentos de suas mãos.
Heidi ficou encantada com os gnomos:
─ Eles nos ajudaram, agora estamos ricos! ─ disse. ─ Mas os dois homenzinhos estão com frio! Isso não é justo! Vou costurar roupinhas lindas para eles.
E assim o fizeram. Naquela noite colocaram as roupinhas ao lado do couro, e se esconderam. Os homenzinhos adoraram o presente.
Desse dia em diante, os dois gnomos nunca mais voltaram, mas mesmo assim Peter, Heidi e os filhos viveram felizes para sempre.
Contos de Grimm: Jacob e Wilhelm Grimm.


Seguindo a estrutura das características do gênero conto, localize cada parte da estrutura no texto lido.

Toda a atividade deve ser feita em fonte Calibri, tamanho 12, justificado e com espaçamento de 1,5. Coloque a cópia de toda a atividade, ou seja, não será aceita apenas a resposta. Copie o texto, todas as alternativas e depois a sua resposta, após cada questão. Lembre-se de colocar o seu nome e sua sala no corpo do e-mail. Caso tenha dúvidas, peça ajuda aos seus pais.
Envie para o e-mail:  lusofonoemsala@gmail.com

Os trabalhos serão aceitos até o dia 28/03.
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8º ano

Atividade 1

Leia os textos abaixo:

Texto 1
 
Texto 2
 
Texto 3
 

Após a leitura atenta dos exemplos acima, escreva um texto dizendo como CADA um explica uma determinada situação e quais são os contextos em que eles foram utilizados. Qual o público que cada texto seleciona? Quais as diferenças de linguagem entre eles? Os exemplos passam a mensagem desejada? Levante estas hipóteses e construa sua redação.

O texto deve ter, no mínimo, 30 linhas. Escreva-o em terceira pessoa. Utilize-se de fragmentos dos exemplos para embasar suas ideias. Lembre-se da sequência básica: Início, Desenvolvimento e Conclusão.

Atividade 2

Leia o texto a seguir:

Chove ferro todas as noites neste planeta da constelação de Peixes

Astrônomos descobriram que no exoplaneta WASP-76b, a 390 anos-luz da Terra, as temperaturas chegam a 2400ºC — quente o suficiente para fazer alguns metais evaporarem.

REDAÇÃO GALILEU 11 MAR 2020 - 13H00 ATUALIZADO EM 11 MAR 2020 - 13H00

Uma equipe da Organização Europeia de Pesquisa Astronômica no Hemisfério Sul (ESO) descobriu um exoplaneta um tanto peculiar na constelação de Peixes, a 390 anos-luz da Terra: chove ferro todas as noites por lá. A descoberta do WASP-76b, como foi batizado, ocorreu graças ao Very Large Telescope (VLT), situado no deserto do Atacama, no Chile.
Em um artigo sobre a descoberta que será publicado na revista Nature, os especialistas explicam que esse fenômeno ocorre porque apenas uma face do planeta fica apontada para sua estrela, o que indica que ele está "travado" — leva muito tempo tanto para girar em torno do próprio eixo quanto para contornar a estrela.
Isso faz com que em um lado do WASP-76b seja sempre dia e, no outro, seja sempre noite, tal como ocorre com a Lua. O resultado disso é que a face iluminada recebe milhares de vezes mais radiação de sua estrela-mãe do que a Terra recebe do Sol, por exemplo, e isso faz com que as temperaturas por lá ultrapassem os 2400ºC, resultando na evaporação de várias substâncias, como o ferro.
Entretanto, o metal não permanece em sua forma gasosa: por conta da diferença de temperatura entre as faces do planeta, ventos fortes são gerados e as nuvens carregadas com as substâncias são levadas para o lado escuro do WASP-76b. Por lá, a temperatura é de 1500ºC, o que leva essa nuvem ultraquente a condensar, resultando em chuva.
"As observações mostram que o vapor de ferro é abundante na atmosfera do lado do dia do WASP-76b", afirmou María Rosa Zapatero Osorio, uma das pesquisadoras, em comunicado. "Uma fração desse ferro é 'injetada' no lado noturno devido à rotação do planeta e aos ventos atmosféricos. Lá, o ferro encontra ambientes muito mais frios, condensa e chove."
De acordo com os astrônomos, a descoberta só foi possível graças ao ESPRESSO, um instrumento do VLT que ajuda os especialistas a monitorar a atmosfera de exoplanetas. "O que temos agora é uma maneira totalmente nova de rastrear o clima dos exoplanetas mais extremos", declarou David Ehrenreich, líder do estudo.

Após a leitura do texto acima, reestruture-o de acordo com as sequências e características do artigo científico. Por exemplo, reúna todas as informações deste gênero textual e depois, utilizando-se dos fragmentos do texto, diga quais partes referem-se aos argumentos de autoridades, quais elementos mostram uma opinião e quais partem refletem as descobertas científicas. Para isto, será preciso rever alguns pontos sobre este gênero no vídeo abaixo.

Toda a atividade deve ser feita em fonte Calibri, tamanho 12, justificado e com espaçamento de 1,5. Coloque a cópia de toda a atividade, ou seja, não será aceita apenas a resposta. Copie o texto, todas as alternativas e depois a sua resposta, após cada questão. Lembre-se de colocar o seu nome e sua sala no corpo do e-mail. Caso tenha dúvidas, peça ajuda aos seus pais.
Envie para o e-mail:  lusofonoemsala@gmail.com
Os trabalhos serão aceitos até o dia 28/03.

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9º ano

Leia para responder corretamente.

Quantos morreram pela liberdade de sua pátria? Quantos foram presos ou espancados pela liberdade de dizer o que pensam? Quantos lutaram pela libertação dos escravos?

No plano intelectual, o tema da liberdade ocupa as melhores cabeças, desde Platão e Sócrates, passando por Santo Agostinho, Spinoza, Locke, Hobbes, Hegel, Kant, Stuart Mill, Tolstoi e muitos outros. Como conciliar a liberdade com a inevitável ação restritiva do Estado? Como as liberdades essenciais se transformam em direitos do cidadão? Essas questões puseram em choque os melhores neurônios da filosofia, mas não foram as únicas a galvanizar controvérsias.
Mas vivemos hoje em uma sociedade em que a maioria já não sofre agressões a essas liberdades tão vitais, cuja conquista ou reconquista desencadeou descomunais energias físicas e intelectuais. Nosso apetite pela liberdade se aburguesou. Foi atraído (corrompido?) pelas tentações da sociedade de consumo.
O que é percebido como liberdade para um pacato cidadão contemporâneo que vota, fala o que quer, vive sob o manto da lei (ainda que capenga) e tem direito de mover-se livremente?
O primeiro templo da liberdade burguesa é o supermercado. Em que pesem as angustiantes restrições do contracheque, são as prateleiras abundantemente supridas que satisfazem a liberdade do consumo (não faz muitas décadas, nas prateleiras dos nossos armazéns ora faltava manteiga, ora leite, ora feijão). Não houve ideal comunista que resistisse às tentações do supermercado. Logo depois da queda do Muro de Berlim, comer uma banana virou ícone da liberdade no Leste Europeu.
A segunda liberdade moderna é o transporte próprio. BMW ou bicicleta, o que conta é a sensação de poder sentar-se ao veículo e resolver em que direção partir. Podemos até não ir a lugar algum, mas é gostoso saber que há um veículo parado à porta, concedendo permanentemente a liberdade de ir, seja aonde for. Alguém já disse que a Vespa e a Lambretta tiraram o fervor revolucionário que poderia ter levado a Itália ao comunismo.
A terceira liberdade é a televisão. É a janela para o mundo. É a liberdade de escolher os canais (restritos em países totalitários), de ver um programa imbecil ou um jogo, ou estar tão perto das notícias quanto um presidente da República – que nos momentos dramáticos pode assistir às mesmas cenas pela CNN. É estar próximo de reis, heróis, criminosos, superatletas ou cafajestes metamorfoseados em apresentadores de TV.
Uma ”liberdade” recente é o telefone celular. É o gostinho todo especial de ser capaz de falar com qualquer pessoa, em qualquer momento, onde quer que se esteja. Importante? Para algumas pessoas, é uma revolução no cotidiano e na profissão. Para outras, é apenas o prazer de saber que a distância não mais cerceia a comunicação, por boba que seja.
Há ainda uma última liberdade, mais nova, ainda elitizada: a internet e o correio eletrônico. É um correio sem as peripécias e demoras do carteiro, instantâneo, sem remorsos pelo tamanho da mensagem (que se dane o destinatário do nosso attachment megabáitico) e que está a nosso dispor, onde quer que estejamos. E acoplado a ele vem a web, com sua cacofonia de informações, excessivas e desencontradas, onde se compra e vende, consomem-se filosofia e pornografia, arte e empulhação.
Causa certo desconforto intelectual ver substituídas por objetos de consumo as discussões filosóficas sobre liberdade e o heroísmo dos atos que levaram à sua preservação em múltiplos domínios da existência humana. Mas assim é a nossa natureza, só nos preocupamos com o que não temos ou com o que está ameaçado. Se há um consolo nisso, ele está no saber que a preeminência de nossas liberdades consumistas marca a vitória de havermos conquistado as outras liberdades, mais vitais. Mas, infelizmente, deleitar-se com a alienação do consumismo está fora do horizonte de muitos. E, se o filósofo Joãozinho Trinta tem razão, não é por desdenhar os luxos, mas por não poder desfrutá-los.
Cláudio de Moura Castro Veja 1712, 8/8/01

1- Após a leitura atenta de todo o texto, localize os tópicos frasais presentes nos parágrafos e diga quais são as ideias secundárias de cada tópico. Lembrando que você DEVE colocar fragmentos dos tópicos para que o professor possa compreender seu raciocínio no decorrer do texto. Veja o modelo:

“Mas vivemos hoje em uma sociedade em que a maioria já não sofre agressões a essas...” (Tópico frasal)
“...cuja conquista ou reconquista desencadeou descomunais energias físicas e intelectuais...” (Ideia (secundária)

2- O primeiro parágrafo do texto apresenta: 
a) uma série de perguntas que são respondidas no desenrolar do texto; 
b) uma estrutura que procura destacar os itens básicos do tema discutido no texto; 
c) um questionamento que pretende despertar o interesse do leitor pelas respostas; (Correta)
d) um conjunto de perguntas retóricas, ou seja, que não necessitam de respostas; 
e) umas questões que pretendem realçar o valor histórico de alguns heróis nacionais. 

3- O item abaixo que indica corretamente o significado da palavra em maiúsculas no texto é: 
a) ”…mas não foram as únicas a GALVANIZAR controvérsias.” – discutir; 
b) ”…comer uma banana virou um ÍCONE da liberdade no Leste europeu.”- fantasia; 
c) ”…consomem-se filosofia e pornografia, arte e EMPULHAÇÃO.”; grosseria; 
d) ”…cafajestes METAMORFOSEADOS em apresentadores de TV.” – desfigurados;
e) ”…que a distância não mais CERCEIA a comunicação…”- impede. (Correta)

4- Leia o poema abaixo para responder as questões 1 e 2.

Pássaro em vertical

Cantava o pássaro e voava                 
Cantava para lá 
Voava para cá 
Voava o pássaro e cantava 
De    
     Repente                 
             Um                       
                  Tiro                            
                       Seco               
                                  Penas fofas                    
                                  Leves plumas                    
                                  Mole espuma                        
                        E um risco             
                        Surdo
                 N                 
                 O                 
                 R                 
                 T                 
                 E
                      S                 
                      U                 
                      L

Fonte: NEVES. Libério. Pedra solidão. Belo Horizonte: Movimento Perspectiva, 1965.

1. Qual é a finalidade deste poema e em quais fatos o autor se baseou para descrever o que ocorre nos versos? Responda utilizando-se dos fragmentos do texto.

2- De que maneira a forma global do poema se relaciona com o título “Pássaro em vertical”?

a) A disposição das palavras no texto tem relação com o sentido produzido.
b)  As palavras “norte-sul” não foram escritas verticalmente no poema.
c) O fato de que o pássaro possui penas e/ou plumas fofas e leves.
d)  O termo vertical pode ser associado ao vôo do pássaro.

3- Pesquise sobre o gênero poema concreto no “Google acadêmico”. Após sua leitura e entendimento deste gênero, selecione três exemplos de poema concreto e faça uma breve análise do seu entendimento em cada um deles.

Toda a atividade deve ser feita em fonte Calibri, tamanho 12, justificado e com espaçamento de 1,5. Coloque a cópia de toda a atividade, ou seja, não será aceita apenas a resposta. Copie o texto, todas as alternativas e depois a sua resposta, após cada questão. Lembre-se de colocar o seu nome e sua sala no corpo do e-mail. Caso tenha dúvidas, peça ajuda aos seus pais.
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