Olá meus
queridos alunos! Todos bem?
Espero que sim.
Estamos
iniciando mais uma unidade do conteúdo de Língua Portuguesa e convido todos
vocês a fazerem um “tour” pelos fascínios das letras musicais. Nossa aula
será baseada na apostila 2, páginas 8 a 11.
SOM E LETRA
Letras de
música são uma das formas textuais mais absorvidas cotidianamente pela maior
parte da população mundial, em especial por jovens e adolescentes.
Essas construções
textuais carregam mensagens morais, sociais e políticas. Dessa forma
influenciam comportamentos e opiniões.
A letra de
música é um gênero textual que, em variadas situações, contam histórias,
constroem personagens e enredos, “passeiam” por outros gêneros textuais, como por
exemplo, a crônica e o poema, que podem ser lidas.
Assim, a
música é um gênero textual escrito em forma de poema, geralmente com rimas e,
interessantemente, a música é usada, muitas vezes, para fazer críticas e
denúncias.
São
produzidas para atingir um determinado grupo da sociedade, podendo utilizar a
linguagem de cada grupo, incluindo neologismos criados pelo compositor ou já
existentes.
Portanto, iremos estudar um gênero que atravessa continentes, culturas, idades e apresentam linguagem conotativa.
Vamos tentar interpretar uma letra de música?
Música: Aquarela
Vinicius
de Moraes
Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo
Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva
E se faço chover, com dois riscos tenho um guarda-chuva
Se um pinguinho de tinta cai num pedacinho azul do papel
Num instante imagino uma linda gaivota a voar no céu
Vai voando, contornando a imensa curva norte-sul
Vou com ela viajando Havaí, Pequim ou Istambul
Pinto um barco a vela branco navegando
É tanto céu e mar num beijo azul
Entre as nuvens vem surgindo um lindo avião rosa e grená
Tudo em volta colorindo, com suas luzes a piscar
Basta imaginar e ele está partindo, sereno e lindo
E se a gente quiser ele vai pousar
Numa folha qualquer eu desenho um navio de partida
Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida
De uma América a outra consigo passar num segundo
Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo
Um menino caminha e caminhando chega no muro
E ali logo em frente a esperar pela gente o futuro está
E o futuro é uma astronave que tentamos pilotar
Não tem tempo nem piedade nem tem hora de chegar
Sem pedir licença muda nossa vida
Depois convida a rir ou chorar
Nessa estrada não nos cabe conhecer ou ver o que virá
O fim dela ninguém sabe bem ao certo onde vai dar
Vamos todos numa linda passarela
De uma aquarela que um dia enfim
Descolorirá
Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo
Que descolorirá
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo
Que descolorirá
Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo
Que descolorirá
Composição:
Toquinho / Vinícius de Moraes
Entendendo a canção:
01 – Você sabe o que é uma aquarela? Veja no dicionário e
escreva o significado.
Resp.
02 – Do que “fala” o texto?
A ( ) De um homem que gosta de desenhar;
B ( ) Da possibilidade que tenho para colorir e transformar
uma folha branca em desenhos criativos;
B ( ) Da importância de ter bons amigos;
C ( ) De um castelo que eu fiz na folha em
branco.
03 – O poeta nos dá à impressão de ser:
A ( ) – Uma pessoa chata e sem
criatividade;
B ( ) – Uma pessoa muito brava e
nervosa com as coisas;
C ( ) – Um menino bastante divertido que
gosta de desenhar;
D ( ) – Uma pessoa criativa e sonhadora.
04 – Uma possível interpretação do texto pode ser.
A ( ) – A vida não vale a pena;
B ( ) – Devemos ter cuidado com os nossos
sonhos pois não devemos fantasiar muito com as viagens que fazermos;
C ( ) – Construímos a nossa vida como um quadro, com
tintas e fantasias de cada um, que com o tempo perde a cor.
D ( ) – A vida é um barco a vela que um dia
se afunda.
05 – No texto aparece a palavra MURO que pode ter o
seguinte significado.
A ( ) –Tijolos para separar um lugar de
outro;
B ( ) – Algo que se deve ser derrubado;
C ( ) – Um obstáculo que pode ser visto como a passagem
para fase adulta e o fim dos sonhos iniciais;
D ( ) – São os pesadelos que temos quando
dormimos.
06 – No verso, "Corro o lápis em torno da mão e
me dou uma luva", a expressão sublinhada sugere:
( ) o desenho da mão.
( ) a confecção da luva.
( ) o colorido da mão.
( ) a pintura dos dedos.
07 – A aquarela de que fala na música está:
( ) no desenho e na vida real.
( ) no desenho e na imaginação.
( ) na pintura, apenas.
( ) na vida real e na imaginação.
08 – No poema a expressão "beijo azul" sugere o
encontro:
( ) da vela do barca com o céu.
( ) do avião com o céu.
( ) do barco com o mar.
( ) do céu com o mar.
09 – A música está organizada em:
( ) orações.
( ) parágrafos.
( ) versos.
( ) períodos.
10 – As palavras amarelo, círculo e descolorirá presentes
no texto, pertencem respectivamente, às seguintes classes gramaticais:
a) Adjetivo, adjetivo e substantivo.
b) Substantivo, adjetivo e adjetivo.
c) Artigo, artigo e adjetivo.
d) Adjetivo, substantivo e verbo.
e) Verbo, verbo e adjetivo.
11 – As palavras corro, folha e passarela possuem,
respectivamente:
a) Dígrafo, dígrafo e dígrafo.
b) Dígrafo, dígrafo e encontro consonantal.
c) Dígrafo, encontro consonantal e dígrafo.
d) Encontro consonantal, dígrafo e dígrafo.
e) Encontro consonantal, dígrafo e encontro
consonantal.
12 – Explique o que o autor quis dizer com os seguintes
versos: “Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo”.
13 – O autor da canção está falando de uma viagem real?
14 – Dê exemplos do que você pode fazer com uma folha de
papel, usando sua criatividade.
18 – Você já viu o mundo representado em uma folha de papel?
Sabe como é chamada essa representação?
Bons estudos!!!😉
Professora Simone Sila
Comentários
Postar um comentário