7º ano
1- Leitura da música “Pais e filhos”, na página 12 da apostila. Após a leitura, realize a reflexão proposta da página 13. Envie somente as respostas por e-mail.
Após este primeiro contato com uma das obras desta banda, pesquise mais uma letra, selecione-a e escreva sua compreensão da letra. Ouça a música e procure estabelecer o sentido dela, o que quer dizer e quais são os significados das palavras usadas.
Na apostila, há o retorno da classificação dos substantivos. Não é um conteúdo estranho, porém vocês precisam dominá-lo. Leia as introduções e exemplos com cautela. Após esta leitura, realize as atividades 16 e 17.
No TEXTO da página 16 “Cuidando dos livros”, localize as ideias principais de cada parágrafo e as ideias secundárias. Após isto, responda as questões.
Leitura e análise do texto “Circuito fechado”.
1- Após a leitura do texto, nota-se a presença de quais classes de palavras?
2- Você percebeu que há um sentido no texto? Se há, como isto acontece?
3- Podemos dizer que este texto é uma crônica. Assim, quais elementos do texto nos ajudam a afirmar isto?
4- Quais são as descrições dos ambientes em que a personagem circula durante o dia?
5- Qual a relação deste texto com a realidade das pessoas? Use suas palavras, sem medo, para dar a sua opinião.
1- Leitura da música “Pais e filhos”, na página 12 da apostila. Após a leitura, realize a reflexão proposta da página 13. Envie somente as respostas por e-mail.
Após este primeiro contato com uma das obras desta banda, pesquise mais uma letra, selecione-a e escreva sua compreensão da letra. Ouça a música e procure estabelecer o sentido dela, o que quer dizer e quais são os significados das palavras usadas.
Na apostila, há o retorno da classificação dos substantivos. Não é um conteúdo estranho, porém vocês precisam dominá-lo. Leia as introduções e exemplos com cautela. Após esta leitura, realize as atividades 16 e 17.
No TEXTO da página 16 “Cuidando dos livros”, localize as ideias principais de cada parágrafo e as ideias secundárias. Após isto, responda as questões.
Leitura e análise do texto “Circuito fechado”.
Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço. Relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos, jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapos. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, blocos de notas, espátula, pastas, caixas de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetos de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia. Água. Táxi, mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo, xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras. Cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.
*Ricardo Ramos1- Após a leitura do texto, nota-se a presença de quais classes de palavras?
2- Você percebeu que há um sentido no texto? Se há, como isto acontece?
3- Podemos dizer que este texto é uma crônica. Assim, quais elementos do texto nos ajudam a afirmar isto?
4- Quais são as descrições dos ambientes em que a personagem circula durante o dia?
5- Qual a relação deste texto com a realidade das pessoas? Use suas palavras, sem medo, para dar a sua opinião.
Comentários
Postar um comentário